Conferência da Esperança
Sob o título “Sementes de esperança em tempos complexos – da América Latina para o mundo”, foi realizada uma conferência internacional em 5 e 6 de novembro de 2021, dirigida principalmente aos líderes das escolas protestantes, assim como aos líderes das igrejas e aos líderes nos campos da responsabilidade educacional da igreja. Este evento, que foi realizado a partir de São Leopoldo, Brasil, e organizado simultaneamente em vários idiomas, contou com cerca de 90 participantes do Brasil, Argentina, EUA, Alemanha, Polônia, Holanda, Filipinas, Ruanda, Tanzânia, República Democrática do Congo, Camarões e muitos outros países.
Oradores empolgantes e discussões estimulantes em pequenos grupos caracterizaram o programa. Vídeos das apresentações, os resultados do trabalho do grupo e um relatório abrangente de Annette Scheunpflug e seus colegas da Universidade de Bamberg estarão disponíveis em breve.
A conclusão da conferência foi que as escolas protestantes deveriam se ver como agentes de renovação e mudança. O intercâmbio mundial permite aprender uns com os outros e entre eles. Uma importante tarefa de desenvolvimento é dar espaço aos direitos dos grupos marginalizados, respeitar os direitos humanos, tornar a educação possível para meninas e mulheres, formar comunidades inclusivas, experimentar novos métodos pedagógicos e envolver os pais no trabalho educacional. Para isso, os professores devem receber treinamento apropriado e sua tarefa deve ser valorizada e respeitada pela sociedade e pela igreja. As escolas devem tornar-se lugares de discussão livre e segura e testar o compromisso social e eclesial e, desta forma, implementar uma “pedagogia da esperança”.